domingo, 18 de dezembro de 2011

Vídeo games e a música

A música e os jogos eletrônicos sempre andaram lado a lado, eu não me vejo jogando castlevania sem todas aquelas sinfonias que deixava o jogo ainda mais belo partindo do ponto de vista artístico, ou sem ouvir aquela banda de rock animada em need for speed, que te dava ainda mais motivação de vencer a corrida, vídeo game sem música não existe, existe sim, tibia, mas acredito que os jogadores já estão acostumados até porque é um jogo que em diversas situações ter concentração é o primordial, a música poderia desviar a atenção do jogador trazendo consequências desastrosas.

Mas voltando ao assunto, quem lembra dos clássicos musicais dos games? A música do top gear que é um verdadeiro pai para a tão popular série Need for speed, ou quem nunca ficou feliz em escutar a música de fim de estágio naquela fase bem difícil de super mario world? É disso que estou falando.

Com o passar do tempo a Game music foi se estendendo, o que antes eram músicas simples em MIDI agora são verdadeiras sinfonias, trabalho esse que se compara a grandes gênios da música no passado, como Mozart, Bach e Beethoven, se algum deles estivesse vivo tenho certeza que ficaria maravilhado em poder jogar um game com uma trilha tão linda e que lembra suas composições.

Posso dizer com firmeza que a indústria musical de jogos eletrônicos está crescendo mais e mais quando o assunto é qualidade, já a indústria musical ultimamente passa por diversas fase negras, lançando artistas sem competência e colocando sempre o dinheiro na frente. A game music não precisa de contrato, não existe o pop e o underground, por isso é boa, causa diversas emoções para o ouvinte assim como uma banda pode proporcionar, sem se limitar a apenas um público ou fazendo um som vendido, a game music simplesmente é música.

Quem ainda aposta em música clássica? Com essa limitação musical que a mídia e as empresas que apostam na música colocam, fazer algo assim não se torna viável, já no mundo dos games grande parte da trilha sonora é de música clássica, trilhas que são uma verdadeira obra de Arte como a de Castlevania e Shadow of the colossus, sem esquecer também de God of war.

Mas existe sim uma ligação entra Bandas e game music, há jogos com trilha de bandas de rock, o lance que é legal, jogar e ouvir sua música favorita fazendo parte da trilha sonora, banda como Avengend seven fold, story of the year, Bullet for my valentine, the queens of the stone age, statistic X, Mudwayne, good charlotte entre outra já tocaram em jogos de esportes, dando ênfase para os games de esportas da EA games que sempre traz bandas do gênero.

Há ainda as músicas que servem para ambientar mais um jogo quando se passa em uma época do passado, GTA mesmo traz os sucessos dos anos 80 e 90 de volta com seus respectivos jogos, GTA Vice city passado nos anos 80 e GTA San andreas trazendo uma infinidade de músicas dos anos 90, se você viveu em uma dessas décadas provavelmente vai ter uma sensação enorme de nostalgia.

Bom é isso galera, joguem mais vídeo game, escutem suas trilhas e veja a que você mais se identifica, eu sou um verdadeiro fã de game music e indico de verdade.

Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário