terça-feira, 6 de março de 2012

A influência dos filmes na vida de uma pessoa

Assim como amizades podem moldar a mente de uma pessoa tanto para o bem tanto para o mal, filmes também possuem certa influência no caráter de uma pessoa que digamos seja um tanto quanto volúvel demais para o normal, sim amigos, todos nós somos influenciados todos os dias, mas tem gente que exagera.

A cultura pop em si forma opiniões e gera atitudes, muitas delas desprezíveis para pessoas de bom senso e que apostam em preservar sua personalidade.
Perceba como são as crianças, são bastante sinceras e distintas pois a influência da mídia é bem menor, a maioria dos pais apostam em ensinar a seus filhos como viver, sua infância provavelmente foi moldada pelos seus pais, não pela televisão.

Mas há aquele velho ditado que diz "Os pais criam, o mundo ensina" e isso realmente me causa uma grande tristeza, pois eu nunca vi a mídia ser tão presente na vida das pessoas como hoje em dia.

Filmes podem agir de forma consciente e inconsciente na formação de personalidade de uma pessoa, sabe quando você admira um personagem e você acha que aprende com ele? Quer agir como ele pois sente que sua personalidade e seu modo de resolver problemas não tem tanto valor assim? Você provavelmente já deve ter se pego nessa situação, achando que você é só mais uma pessoa sem sal.

Eu digo a vocês, vocês podem e são muito diferentes de qualquer pessoa, todos nós temos uma carga genética referente a personalidade que adquirimos de nossos pais ou até mesmo de parentes próximos, seus costumes também não necessariamente devem ser iguais ao dos seus amigos, suas opiniões podem ser totalmente diferentes, você pode criar uma ideologia pra si. Agora o mais importante: Sempre procurem o melhor pra você e pras pessoas que andam ao seu lado, não seja egoísta ou altruísta demais, preze o bem comum e se inclua neste meio.

Agora mostrarei certos tipos de filmes que podem criar estereótipos:

Filmes de garotas ricas:


Por conta desses filmes, pessoas ricas são associadas a futilidade e isso acaba criando uma certa ligação sim. Após esses filmes um estereótipo foi criado que tem relação com pessoas incluídas na nata da sociedade, as patricinhas.

Nos filmes, uma patricinha simplesmente não possui vida pessoal, não se difere de nenhuma das outras e seu jeito de viver é totalmente artificial mas não há motivos pra isso. Já tentaram se perguntar por que patricinhas são tão fúteis? Houve algum trauma pra que elas fantasiassem um mundo sem uma maior perspectiva? Não, eles não explicam isso, pois querem apenas que garotas que assistem esses filmes se tornem iguais, isso gera lucros para muitas empresas, principalmente para a indústria da moda e de aparelhos eletrônicos. Garotas que eram ricas mas que mesmo assim não colocavam o dinheiro á frente de sua vida, agora apostam no consumismo exagerado e em relacionamentos superficiais centrados apenas em aparência e sexo.

Garotas Malvadas:


Não estou falando do filme em si, mas de toda essa vertente da comédia romântica. Posso dizer que muitas garotas podem morrer só influenciando-se por esse tipo de filme. Vemos garotas vingativas, traiçoeiras e calculistas que usam destes artifícios apenas para proteger seu próprio ego.
O grande problema é que filmes assim, na verdade todo filme que não seja baseado em fatos reais, deve ser tido como ficção, sim, isso pode parecer óbvio mas o sentido de ficção nesse caso é de que: PESSOAS ASSIM NÃO EXISTEM E NEM DEVEM EXISTIR.

Entendam que no mundo dos filmes as coisas acontecem de outra maneira, e é raro haver uma consequência tão drástica como em nossa realidade, a consequência de traições ou mentiras em filmes é tão irrelevante que podemos dizer que lá as garotas são livres para serem más sem que mudem nada na sua vida.

Agora vamos partir para a realidade, nossa dura realidade. Garotas assim, tidas como vadias insensíveis podem ter sua vida transtornada, vergonha dos pais, da sociedade, das amizades fora que nenhum cara conseguiria confiar mais numa garota, irão morrer sozinhas e uma hora quando verem que tudo isso não veio de dentro e sim de fora, que você se deixou muito levar por histórias fictícias e se apaixonar por alguém, esta pessoa dificilmente dará o valor que você merece, pois por trás de tanta alienação pode haver sim uma garota boa, e não uma garota má influenciada.

Filmes de comédia romântica para homens:


Não sei se me expressei bem mas o que eu quis dizer é que são filmes que o personagem principal é homem, ele que é o apaixonado. Filmes assim são derradeiramente utópicos, aonde garoto sem tantas habilidades sociais nem que demonstra maior valor termina com a garota mais gata e mais relevante socialmente. Não é bem assim, esses caras colocam essas garotas no pedestal e caem em seus laços, elas não gostam desse exagero de sentimentos, mas podem manipular muito bem ao seu favor.

Agora, as garotas nesses filmes são gratas por tudo o que eles fazem, se apaixonam a partir daí, aí é que chegamos a conclusão que não existe relacionamentos bonitinhos onde tudo é perfeito, o jogo do amor é algo bem mais complexo que elogios e carícias, só que é mostrado finais felizes que se fossem na vida real não aconteceriam desta maneira.

Esses filmes criam homens passionais demais, racionalidade exagerada não é algo bom, não diz que a pessoa estar certa, na vida real os garotos que se dão bem em filmes são desprezados, manipulados no melhor dos casos e na maioria vivem sozinhos abdicando da vida sentimental e as vezes até da social, nesse mundo ingrato em que vivemos sobreviver a desafios sociais são mais importante que sentimentos puros.

Filmes de personagens extraordinários:


Resumindo, são os filmes criadores de gente soberba, mas essa soberba acaba se tornando falha, pois esses caras acabam tentando imitar personagens com personalidade muito forte como Dean de supernatural, Jack Sparrow de piratas do caribe ou mesmo algum stifler bam bam bam da galera. Entendem, que você meio que já nasce com uma personalidade pré-programada, tudo bem, nosso cérebro se adapta e se reinventa sempre, mas há coisas que não mudam, ou seja, uma pessoa que nasceu pra servir dificilmente pode ser um líder, um líder nasce com aspectos voltados para isso, auto-confiança, seriedade e acima de tudo respeito. Entendam que é melhor se auto-analisar e conhecer a si mesmo que comprar uma personalidade que está muito distante da sua realidade.

2 comentários:

  1. Você esqueceu de mencionar que, se os pais já vêm sendo influenciados pela mídia, nada impede que eles ensinem seus hábitos aos filhos. E, caramba, as crianças já nascem em frente a uma tv.
    Acho que a principal coisa a se fazer é entender que as pessoas ao redor terminam reproduzindo um pouco da cultura americanizada (e a gente também) e amenizar isso, como você explicou.
    Isso pode resultar em anos de análises psicológicas e sociológicas. O.O Haha

    Ótimo texto, claro. Haha

    ResponderExcluir