sexta-feira, 9 de março de 2012

A verdade sobre músicos e celebridades

Celebridades sempre existiram, por consequência fãs também e posso dizer que poucos fãs se salvam da alienação, grande maioria são imparciais, nunca reconhecem o defeito de seus ídolos e também não separam o gosto de qualidade, o velho "Essa banda é muito boa" apenas por que a pessoa a curte.

É um vício comum entre a população, não peço que sejam críticos musicais formados, mas que que se eduquem e ao invés de dizer que algo é bom diga apenas que você gosta daquilo, afinal, não é tudo que gostamos que deve possuir qualidade, nem é legal apenas curtir bandas ou atores super profissionais, as vezes tudo está no 'feeling' que aquela música ou filme que aquele ator interpretou causa.

O problema é que muita gente superestima celebridade como se elas fossem verdadeiros deuses, não é bem assim, você até pode saber um pouco da vida deles através de revistas, mas será que tudo é verdade? E mesmo sendo o que importa se fulano de tal terminou o namoro? Sejam mais úteis nesse mundo.

Agora, sem mais delongas, apontarei certos valores falhos que as pessoas possuem quando o assunto é "celebridades":

Sensualidade:


Não falei o nome beleza porque esta qualidade pode ser bastante complexa.
Há um padrão de beleza ocidental sim, mas com o passar dos anos esses aspectos se tornam cada vez mais diferente, mesmo ainda havendo alguns que não mudam. A questão é que beleza não ganhará mais que ser famoso, sim, quando se é famoso ganha-se a sensualidade aumenta de forma drástica, não é necessariamente ser bonito, qualquer pobre coitado excluído, sofredor na vida amorosa quando se torna famoso a situação muda da água para o vinho. Até qualquer moleque de prédio que mesmo não sendo feio é como qualquer outro se torna um sucesso quando está famoso.

Há algum tempo também eu vi umas fotos de atores com maquiagem e sem maquiagem, fotos editadas e outras espontâneas e sem nenhuma edição. Há também fotos de quando estes famosos eram pessoas normais, a diferença estética é gritante. Agora te pergunto, você acredita em tudo o que você ver?

Personalidades compradas:


No outro post falei sobre personalidades dos personagens de filmes fictícios, agora o assunto é mais voltado para a "vida real", as aspas serviram pra dizer que nem sempre pessoas que estão na mídia agem de forma coerente com sua identidade real.
Vemos muito disto em bandas de rock e gente do meio pop da música. Isso chega a ser extremo as vezes, como em bandas de metal em que o vocalista fala berrando, soltando palavrões e xingando os fãs, muitos acreditam que os mesmos são assim na vida real. Exemplo muito bom disso é o vocalista da banda de Black metal "cradle of filth".
Vi um vídeo ano passado em que o danny filth deu uma entrevista bem humorado a um programa americano, você consegue notar bem a diferença entre ele como uma pessoa comum e seu personagem na banda que abusa de sadismo e crueldade em suas performances.

Qual o efeito que isso causa?

Fãs são como espelhos de seus ídolos, um conjunto de bandas do mesmo padrão cria uma cena, esta cena gera vários fãs e muitos desses fãs acabam criando estereótipos bizarros e modos de viver completamente inaceitáveis a vista da sociedade. Vemos emos o dia inteiro lamentando sobre problemas familiares ou amorosos, góticos filosofando sobre a vida, sendo completamente pessimistas, metaleiros comprando um caráter violento e preconceituoso, indies drogados e esnobes ostentando uma dualidade entre o "junkie" e o "cult" e também vemos adolescentes viciados em internet em que sua única perspectiva de vida é divulgar uma banda que idolatram, causando sérias consequências sociais.

Entendam que isso tudo faz parte do marketing da banda, assim como nos filmes, se tudo fosse muito real e comum não teria graça, com isso você ver personalidades distintas e exageradas em cima do palco ou em clipes, portanto, sejam vocês mesmos independente da música que você houve.

Roupas extravagantes:


Grande parte dos músicos do mainstream usam algum tipo de figurino, é por isso que você não deve imitar, eles não se vestem dessa maneira no seu dia dia, já você fã é diferente, na maioria do tempo dos seus dias vocês defenderam seu visual como se isso fosse algo muito importante, não se deixem enganar, até o visual menos extravagante das bandas continua sendo figurino. Novamente usam apenas em shows e em clipes, ou em entrevistas, eventos e coisas do tipo.
Se você chegar na casa do pelanza você não irá vê-lo de calça colorida, jaqueta, colete, tênis multi-coloridos, nem nada do tipo, é mais fácil encontro-lo com qualquer bermuda e qualquer camiseta e sandália, e quando ele sair pra algum lugar que não peça toda aquela fantasia ele vai se vestir como qualquer tipo de pessoa.

Vocês sofrem preconceito de graça, eu não tiro a razão da sociedade em rir ou criticar, como eu digo, usa tal roupa se quiser e muitos sabem que a razão para estarem vestidos daquela maneira é bastante medíocre. Apenas para puxar saco do seu ídolo.

Simpatia:


Qualquer atitude de um famoso seja para com os fãs ou seja na sua vida pessoal é aceita.
Muitos são hipócritas, como a adelle que disse que nunca ligou para a aparência, que sua vontade é ser uma artista musical e que se empenha para ser uma cantora melhor, detalhe ela mencionou bem que não é alguém que faria questão sequer de ser capa da vogue, e olha só o que aconteceu? Ela emagreceu e agora está na capa da vogue.

Fãs alienados são cegos quanto as atitudes de seus ídolos, é quase um pleonasmo dizer isso, se você chegar e chamar a adelle de hipócrita para algum fã dela, escutará argumentos rabugentos, tentarão defende-la a todo custo mesmo sendo notável a tamanha falta de palavra da cantora.

Há também hipocrisia por parte dos fãs, a Amy winehouse quando vive era uma verdadeira drogada, não estou dizendo que as pessoas que admiravam a cantora achavam isso legal, mas aceitavam isso mesmo sem se drogar, só que muitos podem ter aversão a usuários de drogas, desde que não seja a amy winehouse, um usuário de maconha seria hostilizado pelos fãs da cantora. Se ela poderia se drogar e vocês nunca condenaram ou xingaram-na, por que qualquer usuário de drogas poderia ser criticado?

Outra coisa relacionado ao assunto, o tratamento das bandas para o público pode ser o pior de todos, eles sempre serão legais. Vemos rockstar espancando fãs, cuspindo, xingando, sendo completamente esnobes para alguém que queira conhece-lo ou pedir uma foto, mas no final, ele sempre será um cara maneiro que você faz questão de exalta-lo.

Reflitam sobre o que eu disse, tempo não é infinito pra ninguém, ele passa rápido e nós nem percebemos, quando ver olhamos para trás e vemos o quanto nós perdemos com isso, sejam mais úteis, vivam suas vidas, valorizem sua família, seus amigos, a pessoa que você namora. Talvez eles mereçam muito mais o carinho e atenção que você demonstra a pessoas que nem te conhecem e que pouco se importam para a vida de vocês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário