terça-feira, 6 de setembro de 2011

Manipulação Virtual

A cada dia percebo que a internet está se limitando as grandes empresas, com base na popularização desta ferramenta, vemos que mais e mais empresas de entretimento e informação estão apostando nisso, mas qual o problema da questão?

Há alguns anos usuários da internet tinham bem mais liberdade de conhecer sobre um assunto ou compartilha-lo, lembro bem que eu apenas usava o google e achava vários sites interessantes sobre um determinado assunto, cada um focava em uma questão, era bom pra todo mundo, tanto para quem quisesse aprender tanto para quem quisesse ensinar.

Mas com o tempo, vi que surgiam empresas com propostas voltadas em trazer mais "conforto e praticidade" para os interessados em comunicação, com isso veio a banalização das redes sociais no Brasil com o orkut.

Com todo o trabalho publicitário em torno do site, as pessoas começaram a se focar apenas nesta rede social e foi uma febre logo de cara, o que trouxe o esquecimento desses sites e fóruns alheios que eram tão importantes para quem valoriza um conhecimento amplo sobre um determinado tipo de assunto.

Cada vez mais pessoas depositavam suas vidas no virtual, o que antes apenas era um meio de comunicação, agora é uma total mudança da vida real para a virtual.

No presente, mais e mais empresas criam novas redes sociais e sites de Entretenimento e Informação, gerando um domínio quase que total sobre a internet, o google, o facebook, o twitter e o youtube estão limitando as pessoas a depender apenas disso, nunca pararam pra pensar quais sites vocês abrem por dia? Tenho a maior certeza que a maioria são redes sociais.

Tenham muito cuidado para não se tornarem apenas cabeças controladas por essas grandes empresas, a internet é muito mais que isso e apenas nós podemos lutar contra toda essa manipulação e fazermos essa tão magnífica ferramente ser algo melhor no futuro.

Um comentário:

  1. Fora que nós somos bombardeados o tempo todo com informações para consumir tudo o que a mídia e as empresas querem. Essa geração Restart, tem tudo ao alcance de um clique, mas totalmente acríticos! E é de interesse sim da mídia, das corporações, que sejamos todos burros e não tenhamos capacidade de lutar contra o sistema, de resistir! Esse tema é do caralho Shiro, da pra passar horas e horas debatendo!

    ResponderExcluir